Disciplina - Física

Sequência de Aulas - Eletrização - Passo a passo

1ª Aula

Iniciar a aula com a seguinte questão:

Download do vídeo

Você já tomou algum choque? De que tipo?
Respostas como choque emocional, ou choque ao batermos o cotovelo podem aparecer.
Essas respostas assim com as demais, devem ser anotadas.
No caso do choque emocional ou no cotovelo, ambos são derivados de descargas elétricas e também devem ser consideradas.
Utilizando a TV multimídia exibir o vídeo “O desvio mágico da água”.
O vídeo mostra como um filete de água sofre a influência do acúmulo de cargas elétricas, sendo atraído pelo canudo.

Perguntar aos alunos:
a) Por que o canudo atrai o filete de água? Poderia repelir?
b) Por que se faz necessário atritar o papel com o canudo? Só encostar não resolve?
Anotar as respostas para que possam ser discutidas posteriormente.

Utilizando a TV multimídia, exibir o vídeo da reportagem “Eletricidade Estática”.


Download do vídeo

O vídeo trata de um fenômeno muito comum, a eletricidade estática.
No vídeo são mostradas as principais causas dos choques em maçanetas de carros e portões de ferro, e como evitá-los.
O vídeo dever ser exibido inicialmente até o tempo de 1:50s.
Após esse tempo, fazer uma pausa e questionar junto aos alunos:
  • O que poderia ser feito para evitar esse tipo de choque?
  • Anotar as respostas. Essas respostas serão comparadas com as exibidas no vídeo posteriormente.

Exibir o restante do vídeo. Comparar a explicação exposta no vídeo com as respostas dos alunos.
De acordo com o vídeo foram expostos dois tipos de eletrização: atrito e contato.
Os alunos deverão identificar essas duas formas de eletrização. De acordo com as respostas elencadas inicialmente no que diz respeito aos tipos de choque, compara-se com as exibidas no vídeo.

Verificação prática da eletrização por atrito

Essa prática é semelhante ao experimento exibido no início da aula, onde um canudo plástico é atritado com papel.O professor fará uma demonstração do experimento, em seguida os alunos deverão realizar o experimento e elencar algumas conclusões.
Pegue um pente plástico (pode ser uma régua de plástico ou até mesmo uma caneta) e passe-o algumas vezes em seus cabelos. Aproxime o pente (ou objeto escolhido) de objetos leves, como pequenos pedaços de papel ou isopor. Os alunos deverão escrever uma descrição para o fenômeno elétrico observado. O objetivo dessa descrição é que os alunos prestem o máximo de atenção nos detalhes do experimento. Algumas perguntas podem aparecer, tais como: por que foram utilizados objetos plásticos para atritar nos cabelos em vez de metálicos? Só funciona atritando nos cabelos?
Na sequência, os alunos realizarão experiência, onde poderão testar os materiais desejados, tirando algumas conclusões básicas.
Os alunos deverão realizar o experimento da eletrização por atrito. É possível que em alguns casos os pedaços de papel ou isopor não sejam atraídos pelo pente. Isso pode ser consequência da umidade do ar, dos cabelos, ou ainda gel ou creme que os alunos passam nos cabelos. Nesses casos os alunos deverão saber explicar o motivo. Anotar as respostas coletivas no quadro. Retomar o conceito de eletrização, se necessário, e complementar as respostas. As perguntas anteriores referentes à atração do filete de água pelo canudo, podem agora ser respondidas pelos alunos.
Para concluir, o professor fará a representação da configuração das cargas positivas e negativas.

2ª Aula - Experimental

Nesta aula será construído um pêndulo eletrostático, que permite verificar a relação e interação do comportamento de corpos configurados e carregados de diferentes modos. Disponível em: http://www.fisica.seed.pr.gov.br

Montando o experimento

  • Com os dois copos de plástico (pequeno, médio ou grande): no fundo, fure um buraco no meio deles e coloque o colchete.
  • Depois disso coloque um pouco de gesso com água e deixe secar. Isso fará com que o suporte do pêndulo eletrostático fique firme.
  • Após o suporte pronto, fixe um canudo no colchete.
  •  Depois, pegue outro canudo, corte um pedaço e prenda-o com fita adesiva no outro canudo preso no suporte.
  • Corte um fio (de náilon, linha sintética, linha de algodão) de 25cm de comprimento e fixe um pequeno disco de alumínio ou uma folha de alumínio na ponta do fio.

pendulço eletrostaticoCom o pêndulo totalmente pronto, realizar as seguintes experiências: Continue lendo



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