Relato: Física em Ação - Movimento, Termodinâmica e Eletromagnetismo
Professor: Mauro César RufinoE-mail: profmaurorufino@gmail.com
Município: Curitiba - Pr.
Instituição: Colégio Estadual Lamenha Lins
Disciplina: Física
Nível de Ensino: Ensino Médio
Objetivo geral
Interpretar movimentos em situações cotidianas por meio do conhecimento das leis de Newton, em que a relação entre força e aceleração é de causa e efeito.
Objetivos específicos
- Identificar as diferentes forças (atrito, normal, peso, centrípetas etc.) atuando sobre um ou mais objetos em condições dinâmicas ou estáticas.
- Utilizar as leis do movimento para explicar situações cotidianas, como por exemplo, veículo em trajetória curva.
- Compreender o momento de inércia em torno de um eixo como uma medida de resistência inercial de um objeto ao sofrer rotação em torno desse eixo, associando seu papel na rotação ao papel da massa nas translações.
- Associar a mudança no estado de movimento de um corpo a forças e torques agindo sobre ele, utilizando as leis de Newton para explicar tanto a translação como a rotação de um objeto qualquer.
- Compreender e explorar os fenômenos de refração, difração e interferência, dentre outros, demonstrando conhecer as características ondulatórias das grandezas físicas, como comprimento de onda, velocidade, período, frequência e amplitude, bem como suas unidades de medida.
1º Momento (2 aulas)
Apresentação do encaminhamento metodológico da proposta pedagógica aos estudantes.
Apresentação do filme Viagem ao Centro da Terra, na íntegra. Para a apresentação do filme, será utilizado um projetor de multimídia.
2º Momento (2 aulas)
Formação de grupos de estudantes, para reflexão e resolução das questões, de acordo com o roteiro de observação das cenas selecionadas.
Entrega de um roteiro de observação com várias questões, aos grupos, para que os estudantes analisem as cenas, reflitam sobre as mesmas e respondam as questões propostas pelo roteiro.
Roteiro de Observação
Cenas selecionadas
1. Ioiô
Observar: Movimento do ioiô
Que forças estão envolvidas na manipulação de um ioiô?
2. Descargas Atmosféricas
Observar: Sensor sísmico pontiagudo
Por que o sensor sísmico nas mãos do professor atrai os “raios”?
É possível tantos “raios” atingirem o professor por estar carregando o sensor sísmico na mão?
3. Buraco da Caverna
Observar: Avaliação da profundidade do buraco da caverna
Explosão provocada pela queima do sinalizador em contato com veios de magnésio
Há possibilidade da ocorrência dessa explosão? Justifique.
Descreva o procedimento utilizado pelo professor Trevor para avaliar a profundidade do buraco da caverna.
4. Carrinhos de Mineração
Observar: Movimentos dos carrinhos no trilho férreo
Salto do carrinho no trilho interrompido
Salto de Hanna de um carrinho em movimento
Que fatores físicos influem no salto do carrinho no trilho interrompido para que continue o movimento do outro lado do trilho?
O que pode dificultar o salto de Hanna de um carrinho em movimento para outro carrinho em movimento?
5. Quebra da superfície de moscovita
Observar: Queda livre dos 3 personagens
Comente sobre a velocidade desenvolvida na queda livre dos personagens.
Que tipo de força ocorre quando os corpos dos personagens mergulham na água?
6. Oceano
Observar: Leitura do termômetro digital pelo professor Trevor
Comentário do professor sobre inversão de polaridade magnética
Atendimento de uma ligação telefônica em um telefone celular
Chuvas no interior da Terra
Os valores das temperaturas registradas no termômetro digital condizem com a temperatura média verificada no interior da Terra?
Pode ocorrer inversão de polaridade magnética no interior da Terra?
É possível ocorrer o atendimento de uma ligação telefônica em um telefone celular no interior da Terra?
Como se explica a presença da chuva no interior da Terra?
7. Rochas Magnéticas
Observar: Flutuação do canivete e das rochas magnéticas
Explique a flutuação do canivete do garoto e das rochas magnéticas.
8. Saída da Caverna
Observar: Explosão provocada pela queima do sinalizador em contato com os veios de magnésio
Lançamento vertical e queda livre dos personagens
A reação térmica provocada pela queima do sinalizador é capaz de provocar o lançamento vertical dos personagens para que saíssem da caverna ?
Comente sobre o lançamento vertical e a queda livre dos personagens nesta cena.
Apresentação das cenas selecionadas, de acordo com o roteiro de observação. Após a apresentação da cena, os grupos de estudantes responderão as questões indicadas.
3º Momento (2 aulas)
Apresentação oral das respostas elaboradas pelos grupos para cada cena. Esta apresentação será realizada por um relator, indicado pelo grupo. O relator de cada grupo poderá expor sua resposta até 3 (três) minutos.
Realização de um debate sobre as respostas elaboradas pelos grupos.
4º Momento (4 aulas)
Aulas expositivas sobre os conteúdos relacionados às cenas do filme: movimento, termodinâmica e eletromagnetismo. Serão utilizados quadro de giz, cartazes e projetor de multimídia.
5º Momento (1 aula)
Realização de uma avaliação, através de mapas conceituais. O estudante irá elaborar 3 (três) mapas conceituais. Cada mapa conceitual estará relacionado aos seguintes conteúdos estruturantes, respectivamente, Movimentos, Termodinâmica e Eletromagnetismo. Esta avaliação será individual, sem consulta.
REFERÊNCIAS:
https://www.cineclick.com.br/viagem-ao-centro-da-terra-o-filme
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=825
Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. Física 1: Mecânica/GREF – 7. ed. 4. reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. Física 2: Física Térmica/Óptica/GREF – 7. ed. 4. reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: Seed/DEB-PR, 2008.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Caderno de Expectativas de Aprendizagem. Curitiba: Seed/DEB-PR, 2011.
STEFANOVITS, A. Física - Ser Protagonista. v.1 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2013.
STEFANOVITS, A. Física - Ser Protagonista. v.2 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2013.
TORRES, C.M.A. et al. Física – Ciência e Tecnologia, v.1, 2.ed., São Paulo: Moderna, 2013.
TORRES, C.M.A. et al. Física – Ciência e Tecnologia, v.2, 2.ed., São Paulo: Moderna, 2013.