Disciplina - Física

Plasma: O que é e como está presente no nosso cotidiano?

Nesta atividade o professor deverá distribuir a cada grupo a reportagem (Fig. 3) “Saiba o que é plasma, o quarto estado da matéria” e um questionário para ser preenchido, conforme disponíveis no link abaixo.

 

Link da reportagem: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u8458.shtml. Acessado em: 05 Out. 2010.    

Figura 3 – Reportagem.

Observação: O professor deverá providenciar cópias, em números suficientes aos alunos, da matéria jornalística.      

Feito isto, o professor deverá pedir para que cada grupo leia e discuta a matéria jornalística que recebeu, e responda ao questionário postado abaixo.      

Questionário sobre a reportagem:

  1. De acordo com o texto, o que é plasma?
  2. Comente a frase “..um gás é superaquecido e os elétrons se rompem”. Ela está correta?
  3. Como o texto explica a formação de plasmas a partir do estado gasoso?
  4. Onde existe plasma na Natureza, segundo o texto?
  5. Há plasmas com temperaturas baixas? O que o texto diz?
  6. Quais as propriedades apontadas no texto para o estado plásmico?
  7. Quais os exemplos de plasmas apresentados no texto?
  8. Qual a relação entre o acidente com o ônibus espacial e o plasma, de acordo com o texto?   

Após os grupos terem analisado e discutido a reportagem em questão, o professor deverá pedir para que cada grupo exponha para todos as respostas que deram às questões do questionário e debatam entre todos da sala os pontos mais importantes percebidos por ele. Favoreça com que cada grupo faça um comentário referente a cada questão, de forma a socializar as informações, bem como para que eventuais dúvidas sejam esclarecidas e conceitos errôneos sejam revistos e corrigidos!

É importante que os alunos possam compreender a necessidade de se conhecer este estado da matéria (plasma) e compreendê-lo, pois este - mesmo não parecendo, está muito presente no nosso cotidiano.

Pergunte aos alunos onde podemos encontrar plasma no nosso cotidiano? Favoreça com que os alunos compreendam que, a lâmpada fluorescente e as de gases (encontrada em postes) talvez seja a aplicação mais imediata do plasma; os letreiros de néon são um outro exemplo, juntamente com os televisores. Mas o fenômeno mais belo que é constituído de plasma é a Aurora Boreal (Fig. 4), no hemisfério norte e aurora austral no hemisfério sul, são constituídos de plasmas brilhando na alta atmosfera. Existe uma região atmosférica, a cerca de 80 km de altitude, chamada de ionosfera. Como o próprio nome diz, ela é um plasma.   

Figura 4 – Aurora boreal.

Imagem disponível em: http://www.oragoo.net/wp-content/uploads/2008/04/aurora-boreal.JPG. Acesso em: 12 Out. 2010                


Esta atividade foi extraída da aula Plasma: O que é e como está presente em nosso cotidiano da professora Andréa Marques Leão Doescher - Presidente Prudente/SP. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: