Inércia
Esta atividade trata de um experimento onde os alunos poderão visualizar que um objeto sempre tentará manter o movimento que ele tinha, isto é, se ele estava em repouso, por exemplo, sempre tentará manter esse estado.Estando os alunos em grupo (como organizados no início das aulas), entregue o segundo experimento postado abaixo: Peteleco
Figura 5 – Representação do experimento: uma pessoa dá um “peteleco” numa cartolina dispondo uma bolinha no meio.
Aplica-se um "peteleco", ou seja, uma pequena força com o dedo indicador, nas bordas mais altas da calha de modo que a cartolina desloque-se com uma velocidade considerável.
A ideia é de que a bolinha tenderá a permanecer em repouso, ou seja, parada na mesma posição que ocupava antes da cartolina se movimentar, pois a força que alterou o repouso da cartolina não se transmitiu à bolinha devido à insuficiência de atrito.
É importante destacar que essa experiência é importante no estudo de Física, pois o experimento "PETELECO" visa mostrar que o objeto em repouso tende a continuar em repouso.
Observamos que a lista de materiais necessários para a realização desta experiência encontra-se na Tabela 2 abaixo.
Tabela 2 – Lista de Materiais
Item | Observações |
Um pedaço de Cartolina (15x15 cm) | Dê preferência para cartolinas lisas. |
Uma Bolinha de Vidro (ou Aço) | A bolinha de vidro pode ser do tipo usado pelos garotos em jogos. A de aço pode ser encontrada em bicicletarias ou oficinas mecânicas. São retiradas de várias peças, na sua maioria rolamentos. |
Para a montagem do experimento o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:
- Enrolem a cartolina, formando um cilindro.
- Deixem a cartolina desenrolar naturalmente.
- Apóiem a cartolina sobre uma superfície lisa.
- Coloquem a bolinha no centro da cartolina.
- Batam com os dedos, simultaneamente, nas extremidades superiores da cartolina e veja o que acontece.
Ao término desta última experiência os alunos, espera-se que os alunos consigam identificar a ação da Inércia no seu cotidiano . Sugerimos que o professor promova uma discussão em sala de aula sobre o porquê do cinto de segurança (Fig. 6) ser tão importante na vida deles. Ao término da discussão, é importante o professor destacar que quando sofremos um acidente, por exemplo, quando um carro a 100 km/h colide, nosso corpo também está nessa velocidade. Assim, com a colisão o carro para bruscamente, mas nós não. Desta forma, se estivéssemos sem o cinto de segurança nos chocaríamos contra o vidro do carro nessa velocidade (100km/h). Por isso devemos utilizar o cinto de segurança, pois ele evita que colidamos contra o vidro do carro numa situação como esta .
Figura 6 – Cinto de segurança.
Esta atividade foi extraída da aula Entendendo nossos movimentos: Inércia da professora Andréa Marques Leão Doescher - Presidente Prudente/SP. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.