Disciplina - Física

Campo Visual

Todos os alunos devem conduzir esta atividade, cada um na sua carteira. Peça para que levantem o espelho pequeno ligeiramente acima de suas cabeças, com o braço completamente esticado. O espelho deve permanecer sempre numa posição vertical em relação ao chão da sala e imóvel em ralação ao observador. Eles devem observar a parede no fundo da sala usando o espelho pequeno.

Peça agora para segurarem o espelho grande na mesma posição que seguraram o espelho pequeno e pergunte então para eles com qual espelho conseguiram contemplar uma parte maior da parede. Facilmente responderão que foi com o espelho grande. Então pronto, conclua que o que se vê, usando-se um espelho, é chamado de campo visual do mesmo, e este campo depende do tamanho do espelho.

Agora pergunte para eles se o primeiro aluno da fila central da sala tem o mesmo campo visual do último aluno desta mesma fila. Alguns alunos dirão que sim e outros que não. Peça para aqueles que disseram que sim para irem até essas duas posições e verificarem se o que se vê é a mesma “quantidade” de parede. Eles mesmos verão que não. Pergunte agora o que mudou: foi o campo visual do espelho ou a proximidade do objeto contemplado. [eles dirão que foi a proximidade do objeto contemplado...] Agora eles já possuem noção do que estamos tratando, ou seja, já sabem o que é campo visual e que ele depende de alguns fatores mas não depende outros.

ATIVIDADE 2:
Peça aos alunos para formarem grupos de duas pessoas. Apresente para eles, usando um retroprojetor, a Figura 1. Use-a para explicar o que é campo visual de um espelho plano e como se constrói este campo usando-se dois raios luminosos refletidos nas extremidades do espelho.

(Figura 1: Determinação do campo visual por reflexão - Figura de autoria pessoal)

Pergunte para eles então, se, através da análise dessa figura, eles conseguem determinar de que mais o campo visual depende. Oriente-os a usar apenas o espelho pequeno na tentativa de determinação desse novo fator. Se você ver que eles estão caminhando na direção certa deixe-os tentando por alguns minutos. Caso contrário oriente-os a usarem o comprimento de seus braços para ajudá-los na identificação desse novo fator, ou seja, usar o comprimento do braço na variação da distância do espelho ao rosto. Neste ponto eles já conseguirão identificar que a posição relativa do observador em relação ao espelho influencia no campo visual fornecido pelo mesmo. O professor deve, usando o quadro, redesenhar a figura anterior e posicionar o observador em duas distâncias diferentes em relação a um espelho fixo e mostrar a variação ocorrida no campo visual. Peça então para eles fazerem a mesma atividade agora, mas com o espelho grande, para que fique bem claro a influência da distância do observador ao espelho no campo visual fornecido pelo mesmo.

ATIVIDADE 3: Selecione entre eles agora três espelhos pequenos: um redondo, um quadrado e um com formato diferente desses dois (um bastante oval, por exemplo). Ligue a lanterna e dirija-a para cada um dos espelhos de modo que a luz refletida possa ser vista na parede. Peça para que eles observem que a forma da figura na parede é a mesma forma do espelho. Diga então que a figura anterior (Figura 1) é uma forma simples de dar noção de campo visual, mas esse campo identificado por ela é apenas bidimensional. Porém, é de fácil observação que os campos visuais fornecidos por espelhos planos são tridimensionais. Apresente agora a Figura 2 e explique-a para os alunos. Diga que esta é uma outra forma simples também de identificar o campo visual bidimensional (ou seja, usando-se o espelho como janela). Peça agora para ampliarem os grupos de discussão para 4 alunos.

(Figura 2: Determinação do campo visual por janela - Figura de autoria pessoal) Apresente a Figura 3 (Fonte: http://www.feiradeciencias.com.br/sala09/image09/09_OG02_07a.gif) e explique-a. Ela apresenta a forma de identificação de campos visuais tridimensionais.

(Figura 3: Campo visual tridimensional, por janela)

Peça para que eles então façam em seus cadernos a construção dos campos visuais tridimensionais fornecidos pelos três espelhos usados pelo professor no início desta atividade. O professor deve supervisionar a atividade tirando dúvidas, se necessário, e corrigindo desvios de raciocínio, se observado.


Esta atividade foi extraída da aula Óptica: Espelho plano - Campo visual do professor José Marcelo Gomes - Viçosa/MG. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
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