Disciplina - Física

Teoria do caos

Nesta atividade, realiza-se uma experiência muito simples e que evidência este estudo, o estudo do caos.

Para a realização deste experimento iremos utilizar duas (2) folhas de papel para cada grupo.

Em relação à montagem do experimento, o professor deverá dar as seguintes instruções aos grupos:

• Formem um círculo em volta do centro da sala de aula;

• Peguem duas folhas de papel, uma em cada mão;

• O integrante do grupo que for soltar as folhas deverá ficar de pé à frente do grupo, para que os demais alunos vejam. Assim, ao mesmo tempo, peça para que todos soltem suas folhas ao mesmo tempo.

Pergunte aos alunos se alguma folha de algum grupo caiu da mesma forma, ou seja, se tivemos duas ou mais folhas que caíram do mesmo jeito. Se por acaso os alunos indicarem alguma situação que aparentou cair igual, peça para que os alunos repitam a experiência, mas somente as folhas que tiveram sua queda “idêntica”.

Eles visualizarão agora que as folhas irão cair de formas diferentes, e que uma suposta queda igual é mera coincidência. Além disso, esta experiência demonstra um tipo de sistema caótico, pois não conseguimos prever como acontecerá sua queda. Portanto, não conseguimos chegar numa definição de como as folhas de papel caem, pois temos várias variáveis (área de contato, ar, vento, modo da queda) e deste modo fica totalmente improvável sua queda.

Neste momento, questione-os sobre outros sistemas caóticos, por exemplo, o gotejar de uma torneira (Fig. 3), as oscilações da bolsa de valores, as nuvens de fumaça de uma chaminé, prever ataques epilépticos, o crescimento de uma população etc.

Figura 2 – Gota de água.
Imagem disponível em: http://www.ime.unicamp.br/~samuel/blog0/wp-includes/images/water-drop-116850.jpg. Acesso em: 07 Nov. 2009.

Após debater com os alunos sobre outros exemplos de sistemas caóticos, sugerimos que o professor promova uma discussão sobre a possibilidade de um dia descobrirmos alguma equação ou teoria que deduza os sistemas caóticos. O professor poderá fazer esclarecimentos, se necessário.

Sugestão:

Neste momento, o professor deverá apresentar o recurso (que se trata de um vídeo) postado abaixo.

Sugestão: Sugerimos que o professor grave o vídeo em DVD e, que os alunos estejam na Sala de Vídeo da escola para assistirem o recurso (vídeo), para que todos possam ao mesmo tempo assisti-lo.

Recurso: Caos e Sistemas Caóticos
Link do Recurso no site do YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=FZ70fd7X5Mc  

Figura 3 – Imagem do vídeo “Caos e Sistemas Caóticos”.



O vídeo (Fig. 2) postado acima explica de maneira simples alguns exemplos de sistemas caóticos e a Teoria do Caos, demonstrando um exemplo de pêndulo duplo.

Após os alunos assistirem ao vídeo, sugerimos que o professor promova uma discussão com os alunos sobre a importância do estudo da Teoria do Caos e o quão difícil é este estudo.


Esta atividade foi extraída da aula A Teoria do Caos, da professora Andréa Marques Leão Doescher – Presidente Prudente/SP. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: