Energia elástica e potencial
Nesta atividade o professor deverá propor aos alunos que formem grupos.
Materiais
- uma mola, por exemplo, uma tira de elástico, um espiral de caderno.
- uma régua;
- 10 massas iguais, por exemplo, 10 bolinhas de gude;
- um suporte para colocar as massas escolhidas. Pode ser usado um copinho plástico com furos na parte superior para poder passar um barbante e amarrar o copinho à mola;
- um pedaço de barbante.
Montagem
- Passe o barbante nos furos do copinho plástico e amarre-o na parte inferior da mola.
- Prenda a mola com o suporte em algum lugar de maneira que o conjunto possa ficar suspenso e com a extremidade inferior livre (onde serão penduradas as massas).
- Pode ser usado, por exemplo, a maçaneta de uma porta para prender o conjunto. O mais importante é que a extremidade inferior fique livre.
- Se for usada a porta como local para fazer a experiência, coloque ao lado do conjunto mola e suporte, ou seja, prenda na porta com uma fita adesiva, a régua ou o papel milimetrado.
- determinar (utilizando a expressão da força elástica) a constante do elástico ou do esperial utilizado;
- determinar , utilizando o Princípio de Conservação da Energia, o alongamento máximo do elástico ou espiral;
- determinar o comprimento do elástico ou do espiral.
Esta atividade foi extraída da aula Energia elástica e potencial, da professora Gílian Cristina Barros – Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.