Saltar mais longe: A física do atletismo
Entendendo a história Parece uma incoerência dizer que um atleta saltava com um peso nas mãos visando ganhar mais distância. Na lógica, quanto mais pesados estamos mais difícil é a tarefa de se deslocar de um lugar para outro (mais peso, mais força). Se a tarefa é saltar as coisas pioram ainda mais, pois todos sabem que todo salto possui uma fase aérea (quanto mais pesado um corpo está, mais difícil tirá-lo do chão). Qual então seria a lógica de tal atitude? Vamos experimentar? Lançar o desafio: Marcar com uma corda um trecho a ser superado com um salto pelos alunos (como um rio imaginário). Realizar o salto parado, sem corrida. 1º momento: Os alunos deverão saltar de um lado a outro do trecho marcado; 2º momento: Os alunos deverão saltar de um lado a outro de posse de um peso (ex: uma bola com areia dentro); 3º momento: De posse do peso, os alunos deverão experimentar formas de fazer com que aquele peso ajude na tarefa a ser executada: saltar o trecho marcado por cordas.Reflexão: De que forma o peso pode ajudar na execução de um salto em extensão? (servindo de impulso para o corpo durante uma das fases do salto) – reunir e debater as teorias e conclusões da turma associando às explicações da física.
Obs. Fazer a explicação da força centrífuga. o peso ao ser balançado para frente e para trás tem uma trajetória circular, tendendo com isto se descolar na tangente. com isto, ao saltar, deve-se perceber quando isto ocorre e aproveitar este momento para aproveitar dessa força e se lançar mais longe (a frente).O professor poderá pedir o auxílio do professor de física para que tal teoria seja debatida durante as aulas de física.
Esta atividade foi extraída da aula Saltar mais longe: A física do atletismo, do professor Wilson Vassallo Fagundes - Juiz de Fora/MG. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.