Raios e trovões
Nesta atividade, o professor deverá apresentar o recurso (que se trata de um vídeo) postado abaixo. Nele será demonstrado como um raio é formado e as cargas elétricas envolvidas neles.
Recurso: Aula 04 - Física - Eletrostática Link do Recurso no site do Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=tv3OkoW-6s4&feature=related
Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
O vídeo (Fig. 3), postado acima, explica os conceitos básicos de eletricidade, como por exemplo, o que é um elétron, próton e como identificar quando um corpo está carregado positivamente ou negativamente e quando ele está neutro. Além disso, ele explica como ocorre um raio e como podemos observar um fenômeno eletrostático com um pente e pedacinhos de papel.
Figura 3 – Imagem do vídeo.
Visando conhecer as opiniões dos alunos sobre o vídeo, bem como ter um momento para discussão e esclarecimento de dúvidas, sugerimos que o professor faça as seguintes perguntas aos alunos:
• Para ocorrer um raio, o que é necessário acontecer? Ajude-os a compreender que para ocorrer um raio precisamos de uma diferença de cargas, ou seja, uma nuvem carregada negativamente e um corpo carregado positivamente ou vice-versa.
• Como o raio é formado da diferença de cargas entre dois corpos (diferença de Potencial Elétrico), a direção deste somente será da nuvem para o solo? Discuta com os alunos e os ajude compreender que podemos ter raios entre nuvens (Fig. 4) e entre a nuvem e o solo. Já no último caso, o raio pode ir da nuvem para o solo ou do solo para a nuvem, pois se tivermos algum local no solo carregado negativamente e uma nuvem com uma quantidade menor de elétron que este local no solo, o raio será emitido do solo para a nuvem.
Figura 4 – Raio entre nuvens.
Imagem disponível em: http://cache.gawker.com/assets/images/io9/2008/11/lightning.jpg. Acesso em: 30 Jul. 2009
• O ar é um condutor elétrico? Antes de ajudá-los a responder está questão, faça as seguintes perguntas: “Normalmente sai faísca da tomada, ou seja, o ar conduz eletricidade de um ponto a outro da tomada?” e “O raio atravessa o ar. Então é certo dizer que o ar conduz eletricidade?”. Estas questões visam favorecer que os alunos percebam que o ar pode ser considerado um condutor e um isolante (ao mesmo tempo) de energia elétrica. O que faz com que o ar seja um ou outro (condutor ou isolante) é a quantidade de energia elétrica. Por exemplo, na tomada das nossas casas a energia elétrica é muito pequena perto da energia do raio, então para baixas energias o ar é um isolante e para altas energias ele é condutor.
Esta atividade foi extraída da aula Raios e Trovões: o que a Física tem a nos dizer?, da professora Andréa Marques Leão Doescher - Presidente Prudente/SP . Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 13/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.