Disciplina - Física

Potencial elétrico

Nesta atividade o professor deverá distribuir a cada grupo uma das reportagens sugeridas abaixo (Figs. 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8).

 

Sugerimos que cada grupo trabalhe com uma reportagem distinta dos demais (grupos).     


Figura 2 – Reportagem "Raios 'apagam' semáforos em Vitória".

Imagem disponível em: http://raiosnews.blogspot.com/2010/04/raios-apagamsemaforos-em-vitoria.html. Acesso em: 01 Jun. 2010.          

Figura 3 – Reportagem "Raio atinge casa e deixa dois feridos em Pernambuco".

Imagem disponível em: http://raiosnews.blogspot.com/2010/04/raio-atinge-casa-e-deixa-dois-feridos.html. Acesso em: 01 Jun. 2010.          

Figura 4 – Reportagem "Raio destrói antena da rádio Shalom e tira emissora do ar".

Imagem disponível em: http://raiosnews.blogspot.com/2010/04/raio-destroi-antena-da-radio-shalom-e.html. Acesso em: 01 Jun. 2010.          

Figura 5 – Reportagem "Condomínios cariocas não se protegem contra tempestades".

Imagem disponível em: http://raiosnews.blogspot.com/2010/04/condominios-cariocas-nao-se-protegem.html. Acesso em: 01 Jun. 2010.          

Figura 6 – Reportagem "Galpão pega fogo após chuva com raios em SC".

Imagem disponível em: http://raiosnews.blogspot.com/2010/03/galpao-pega-fogo-apos-chuva-com-raios.html. Acesso em: 01 Jun. 2010.          

Figura 7 – Reportagem "Raio atinge guarita de salva-vidas em praia do RS e fere duas pessoas".

Imagem disponível em: http://raiosnews.blogspot.com/2010/01/apagao-desta-semana-foi-causado-por.html. Acesso em: 01 Jun. 2010.          

Figura 7 – Reportagem "'Apagão' desta semana foi causado por raios durante chuva forte".

Imagem disponível em: http://raiosnews.blogspot.com/2010/01/raio-atinge-guarita-de-salva-vidas-em.html. Acesso em: 01 Jun. 2010.          

Figura 8 – Reportagem "Dois trabalhadores morrem atingidos por raio no interior de SP".

Imagem disponível em: http://raiosnews.blogspot.com/2010/01/dois-trabalhadores-morrem-atingidos-por.html. Acesso em: 01 Jun. 2010.        

Observação: O professor deverá providenciar cópias, em números suficientes aos alunos das matérias jornalísticas.      

Feito isto, o professor deverá pedir para que cada grupo leia e discuta a matéria jornalística que recebeu, de acordo com o roteiro postado abaixo.      

Roteiro de Leitura e Discussão em Grupo:

  • Sobre o que (tema) a reportagem que o grupo recebeu fala? Quais os pontos que chamaram atenção do grupo? Por quê?
  • O raio (Fig. 9) é uma descarga elétrica? Por que e qual motivo?
  • O raio sempre procura um ponto mais alto ou mais baixo de uma área?
  • Como poderíamos evitar os danos causados pelos raios?   

Figura 9 – Imagem de um Raio.

Imagem disponível em: http://www.presenteparahomem.com.br/wp-content/uploads/2010/02/raios-mentiras-verdades-834.jpg. Acesso em: 01 Jun. 2010.        

Após os grupos terem analisado e discutido as reportagens em questão, o professor deverá pedir para que cada grupo exponha para todos as respostas que deram às questões do roteiro de discussão, de forma a socializar as informações, bem como para que eventuais dúvidas sejam esclarecidas e conceitos errôneos sejam revistos e corrigidos!      

Na próxima atividade será relacionado a formação de raios com o Potencial Elétrico e o Campo Elétrico, dois conceitos importantíssimos no estudo do Eletromagnetismo.    


Esta atividade foi extraída da aula A relação das descargas elétricas e o Potencial elétrico, da professora Andréa Marques Leão Doescher - Presidente Prudente/SP. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 13/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: