Disciplina - Física

Energias alternativas - e as diferentes visões

Nesta atividade, cada aluno deverá receber uma carta com o seguinte texto:

É crescente a preocupação com as fontes renováveis de energia em todo o mundo. A alta dos preços dos combustíveis fósseis, impulsionada pelo esgotamento das reservas de petróleo previstas para as próximas décadas, e os grandes períodos de estiagem, gerados pelo aquecimento global - que afetam diretamente as hidrelétricas - tem levado cientistas a pensarem cada vez mais em fontes de energias renováveis.
Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/energia-eolica.htm

O objetivo da atividade é que os alunos vivenciem diferentes papéis e que no processo de pesquisa irá direcionar seu posicionamento. A diversidade de papéis trará para o contexto da sala de aula um debate sob diferentes pontos de vista, dessa forma o aluno pode construir conhecimento sobre o tema ampliando seus horizontes. Cada carta deve conter uma das propostas, no qual em trios os alunos deverão preparar sua apresentação baseado no ponto de vista proposto. Para embasar suas opiniões o aluno deverá utilizar a web para pesquisa.

Você, a partir deste momento vivenciará outro papel. Irá analisar a questão das energias alternativas como se fosse...
1. Cientista engajado nas questões ambientais elabore uma apresentação em PowerPoint com suas ideias para melhorar a questão do uso da energia e possíveis alternativas;
2. Você é um empresário que lucra muito com a
3. Você é um representante do Governo Brasileiro e deve apresentar as vantagens e desvantagens da energia térmica;
4. Você é um membro do Greenpeace e está preocupado com as conseqüências do uso da energia hídrica, apresente seus pontos de vista quanto a estas questões enfocando a questão do Brasil nesse aspecto.
5. Você é um pesquisador e deve apresentar um mapa e estatísticas dos países que utilizam a energia nuclear, enfocando as vantagens e desvantagens da energia nuclear;
6. Você é um geólogo e deve apresentar a energia geotérmica;
7. Você é um representante de um Governo estrangeiro e vem ao Brasil para apresentar as vantagens e desvantagens da energia eólica;
8. Você é um jornalista e irá visitar o prédio na Cidade Universitária - USP - São Paulo, que utiliza Energia fotovoltaica e fazer uma reportagem sobre este tipo de energia;

Processo de Avaliação
Parte 1

Explique o gráfico abaixo utilizando os conteúdos apresentados por seus colegas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2103/imagens/en1.jpg
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fontes-alternativas-de-energia/index.php

Faça um cronograma das apresentações entre os alunos e a cada apresentação faça um quadro resumo com as principais contribuições dos trios sob o assunto se necessário traga textos complementares para a sala de aula.
As apresentações poderão ser publicadas posteriormente no Slideshare. Um site colaborativo de apresentações.


Esta atividade foi extraída da aula Energias alternativas- e as diferentes visões, da professora Grace Luciana Pereira - São Paulo/SP. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: