Introdução ao magnetismo
Esta atividade objetiva permitir ao estudante tomar conhecimento sobre a história e o desenvolvimento dos estudos sobre os materiais magnéticos (ímãs).
Material
- 06 computadores com acesso à Internet.
Procedimento
O professor deve pedir às equipes que acessem o endereço: http://www.coladaweb.com/fisica/fisica-geral/magnetismo , onde encontrarão um pequeno histórico sobre o magnetismo.
Após a leitura desse texto introdutório, as equipes deverão responder as seguintes perguntas:
1) O que é o magnetismo?
2) Quem primeiro apresentou um estudo sistemático sobre os materiais magnéticos e descobriu o campo magnético da Terra?
3) Quais os cientistas, que no século XIX, realizaram estudos que unificaram as leis da eletricidade e do magnetismo?
4) Segundo o texto lido, o que é “campo magnético”?
5) Quais os tipos de materiais magnéticos são citados no texto?
Respostas esperadas:
1) Fenômeno físico que consiste nas forças de atração e repulsão exercidas por certos metais, como o ferro-doce, o cobalto e o níquel. Sua origem se deve, em parte, à presença de cargas elétricas em movimento. Dá-se também esse nome à parte da física que estuda a origem e as manifestações de tais fenômenos magnéticos.
2) William Gilbert, autor de De magnete (1600: Sobre os ímãs), que enunciou suas propriedades fundamentais e descobriu o campo magnético terrestre utilizando bússolas rudimentares.
3) O dinamarquês Hans Christian Oersted e os britânicos Michael Faraday e James Clark Maxwell.
4) É a perturbação sofrida pelo espaço (ou pelo meio material) próximo a uma dessas fontes magnéticas.
5) Substâncias ferromagnéticas: que ficam permanentemente imantadas; substâncias paramagnéticas: que apresentam uma imantação temporária e tênue; substâncias diamagnéticas: que são repelidas pelos ímãs de forma indiscriminada.
Atividade 2. Conhecendo-se a atração e repulsão magnética
Material
Para cada equipe de estudantes, um kit composto de 02 imãs de 2cm de comprimento (formato retangular); um pedaço de ferro de 10 cm de comprimento x 3cm de diâmetro, 5 pequenos alfinetes, uma moeda de cinco centavos de real e um pequeno pedaço de papel alumínio (2 cm por 2 cm).
Procedimento
O professor deve lembrar aos estudantes que os ímãs possuem dois polos diferentes, polo sul e polo norte.
Inicialmente, os alunos devem aproximar as extremidades dos dois ímãs e verificar o que acontece:
Figura 1. Atração e repulsão. (Figura retirada do endereço: http://www.infomotor.com.br/site/wp-content/uploads/imas-nat.jpg)
Em seguida, o professor pedirá aos estudantes que respondam à seguinte questão:
a) Os imãs se repelem ou se atraem? Por quê?
Resposta esperada: Havendo atração entre os imãs, significa que os polos encostados um no outro são de polaridades diferentes e caso se repilam, são de polaridades opostas.
Em seguida os estudantes devem esfregar um dos imãs no pedaço de ferro, realizando movimentos sempre na mesma direção, e aproximarem esse pedaço de ferro dos alfinetes. O ferro imantado deve atrair vários alfinetes, como ilustrado na figura 2.
Figura 2. Pedaço de ferro imantado atraindo vários alfinetes. (Figura retirada do endereço: http://pt.dreamstime.com/magnetismo-thumb14239292.jpg)
Em seguida, o professor pedirá aos estudantes que respondam à seguinte questão:
b) O que acontece com os alfinetes?
Resposta esperada: São atraídos pelo pedaço de ferro.
c) O que isso significa?
Resposta esperada: Significa que, de algum modo, o imã induziu no ferro a capacidade de atrair os alfinetes.
Dando sequência à atividade, o professor deve solicitar aos estudantes que verifiquem se o pedaço de ferro consegue atrair a moeda de cinco centavos e o pedaço de papel alumínio. O professor deve pedir que eles respondam à seguinte questão:
d) O pedaço de ferro atraiu esses dois objetos, a moeda e o papel alumínio?
Resposta esperada: atraiu a moeda e não atraiu o papel alumínio.
O professor deve solicitar aos estudantes que discutam esse último resultado.
Esta atividade foi extraída da aula Introdução ao Magnetismo, do professor José Higino Dias Filho - Montes Claros/MG. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.