Sequência de aulas - Transformação de energia - Passo a passo
1ª Aula
Nessa aula será apresentado aos alunos o tema Energia e suas Transformações, evidenciando as formas mais comuns de energia em nosso cotidiano.Através de intervenções orais, verificar o que os alunos conhecem sobre o tema.
- Perguntar aos alunos como ocorre a transformação de energia em uma hidroelétrica.
- Explicar que a principal transformação de energia é de energia potencial gravitacional em energia cinética, devido à queda d'água e que a energia cinética posteriormente é transformada em energia elétrica.
- Comentar as possibilidades de uso de outras formas de energia, suas eficiências e sustentabilidade nos dias atuais.
Energia Solar |
- Realizar a leitura do texto: Energia Solar: Um passado, um presente... um futuro auspicioso.
- Explicar a necessidade de “usar” o sol para algo mais que apenas usufruir do seu calor e luz diretos.
- Comentar de que forma a evolução da humanidade permite-nos hoje a possibilidade de produzir células fotovoltaicas, explicando que esses materiais são capazes de converter diretamente a luz solar em energia elétrica, sendo este um dos sistemas mais promissores na busca de fontes sustentáveis e renováveis de energia limpa, com custos relativamente acessíveis a uma maioria da população.
Download do vídeo |
- Exibir o vídeo Energia é tudo.
- Pedir aos alunos que, ao assistirem identifiquem as formas de energia em transformação tais como: Solar, hidroelétrica, eólica, biomassa e nuclear.
- Explicar para os alunos cada uma dessas formas, como e onde elas ocorrem.
- Comentar sobre a matriz energética brasileira, referenciando as fontes de energia renováveis presentes em nosso país.
Para a aula seguinte, solicitar aos alunos que tragam os seguintes materiais recicláveis:
- caixa de sapato
- papel alumínio
- filme plástico
- tesoura
- 2 copos de vidro
2ª Aula
No primeiro momento, os alunos assistirão à animação "Energia Solar: Aquecedor Solar", em seguida, reuní-los em equipes e, de posse dos materiais solicitados, seguir as orientações da animação e construir o aquecedor solar.Aquecedor solar |
Para verificar o aquecimento da água no aquecedor, pedir às equipes para medir as temperaturas dos dois copos de água utilizados no experimento, primeiramente através do tato e posteriormente com o termômetro. Explicar que o tato pode ser utilizado como instrumento de medição de temperatura, e que o mesmo é impreciso, servindo apenas para dar uma noção de quente e frio.