Sequência de aulas - Lançamento Horizontal
Autor: Natel M. Ferreira/Curitiba-PR
1. Nível de ensino: Médio
2. Conteúdo Estruturante: Movimento
2.1 Conteúdo Básico: Momentum e Inércia
2.2 Conteúdo Específico: Lançamento Horizontal
3. Objetivos
- Identificar que o lançamento horizontal é um movimento acoplado (Queda Livre e MRU) e que são independentes
- Compreender as medidas das grandezas (velocidade e aceleração) como dependentes do referencial e da natureza vetorial
4. Número de aulas estimado: 2 aulas
5. Justificativa
Nesta sequência de aulas será apresentado o estudo do movimento de Queda Livre e MRU, acoplados na forma do lançamento horizontal. O movimento retilíneo uniforme é um dos primeiros tipos de movimento estudados na educação básica. Ao possuir características singulares como trajetória retilínea e velocidade constante, seu entendimento é de fácil compreensão e assimilação pelos alunos.
Continue lendo
Exemplificando, quando um carro salta sobre uma rampa, uma bola desce por uma escada, ou uma bicicleta salta através de uma rampa, estamos diante de um lançamento horizontal. Os lançamentos são comuns em nosso cotidiano, pois a todo momento vivenciamos uma de suas formas. Para entendê-lo e compreender suas aplicações, sugere-se nesta sequência de aulas, que o estudante assista a um vídeo onde o lançamento é demonstrado de forma prática, e possa perceber como ocorrem as formas acopladas de movimento - Queda Livre e o M.R.U. - e descrevê-lo em outras situações de seu cotidiano. No que diz respeito à queda dos corpos, a mesma sempre foi objeto de estudo desde a antiguidade. Entender por que os corpos caem foi um desafio para muitos estudiosos, começando com Aristóteles e sintetizado por Galileu. Galileu percebeu que, de todos os movimentos observáveis, o de queda livre era a chave de compreensão de todos os movimentos dos corpos (GALILEI, 2009). Desta forma, estudar a queda livre torna-se essencial para o entendimento dos vários tipos de movimentos.
6. Encaminhamento
7. Relações interdisciplinares
A construção de gráficos e sua interpretação são objetos de estudo da disciplina de Matemática, sendo esta de vital importância para o entendimento dos conceitos abordados nesta sequência de aula. Estes conceitos estão dentro do conteúdo estruturante Tratamento da Informação, de acordo com as DCE da disciplina de Matemática.
8. Aprendizagem esperada
Espera-se que o estudante reconheça que os movimentos acontecem sempre uns acoplados aos outros, e represente os vetores velocidade e aceleração na composição dos movimentos, bem como as medidas associadas a ele e determine os valores numéricos através das equações do movimento.
Referências
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Física, 2008a. Disponível em: Acesso em 26/7/2013.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Matemática, 2008b. Disponível em: . Acesso em 26/7/2013.
GALILEI, Galileu. A queda livre: Galileu descreve o movimento. In:. Ciência e fé. São Paulo: Livraria da Física, 2009.
Nome: Dilza da Silva
E-mail: dilza@seed.pr.gov.br
Cidade/Estado: Londrina/PR
Gostou da Sequência de Aulas? Gostei muito
Comentários/Sugestões: Pretendo elaborar aulas de Física para a lousa digital, e ao pesquisar no Portal encontrei e gostei bastante da sua sugestão de aula. Você pode me esclarecer um pouco mais sobre a aula, principalmente do carro sobre a rampa.