Relato - Refração da Luz
Autora: Cleonice Valezze Spagolla
E-mail: cleospagolla@hotmail.com
Instituição: Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros- EFM e P
Município: Bandeirantes – PR
Conteúdo: Refração da Luz
Série: 2º do Ensino Médio
Aulas previstas para execução do conteúdo: 10 aulas
Relato
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina ``Apoio ao Uso do Portal Dia- a- dia Educação na Prática Pedagógica`, sob orientação da equipe de coordenação da CRTEs de Cornélio Procópio.
Justificativa
Tem como finalidade aprofundar os conceitos relativos ao fenômeno da refração da luz, dando ênfase à importância desse fenômeno no nosso dia a dia. Discutiremos situações que envolvam índice de refração, as leis da refração, dioptros planos, reflexão total ou interna, corpos transparentes, fibra óptica e refração atmosférica.Objetivos
Observar o fenômeno da refração;Calcular o índice de refração do material e sua velocidade nesse meio;
Conhecer as leis da refração;
Verificar a mudança de refração da luz ao passar de um meio para outro;
Compreender que um raio de luz pode sofrer reflexão total ao passar de um meio para outro;
Conhecer os corpos transparentes e a sua importância na construção de equipamentos;
Entender os fenômenos atmosféricos e sua relação com a refração.
Encaminhamentos metodológicos
Para a compreensão dos conteúdos abordados usarei o Livro Didático onde os conceitos iniciais serão formados, diversas atividades experimentais no laboratório de Física, simulações e vídeos, estimulando o aluno a explicar o que está acontecendo e assim, com sua participação direta, auxiliará nas atividades desenvolvidas e contribuirá para sua aprendizagem. Durante dez aulas consecutivas as atividades propostas serão desenvolvidas estudando alguns fenômenos decorrentes da refração que seguem abaixo e cálculos que forem necessários relacionados a velocidade da luz e índice de refração.Reflexão e refração
http://www.fsc.ufsc.br/Disponível no portal do dia dia educação através do link:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/
Na primeira aula usarei este aplicativo que dá oportunidade ao aluno entender as diversas formas da reflexão e refração ao atravessar dois meios diferentes através da simulação.
O Mundo de Beakman- Refração
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/
Também na primeira aula usarei este vídeo onde Beakman comenta sobre o fenômeno da refração mostrando situações simples.
Nas aulas seguintes, de acordo com a necessidade, usarei as imagens abaixo:
Refração no copo com água colorida e canudo
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/
Essa imagem mostra que quando um objeto está imerso em um líquido, a posição que você vê o objeto não é a real. O desvio que a luz sofre quando passa de um meio para outro, depende da velocidade da luz nos dois meios.
Arco-íris
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/
Nessa imagem dá para perceber como as gotas de chuva agem como prisma.
A reflexão e a refração da luz são dois fenômenos envolvidos na formação do arco-íris, onde explicarei os fenômenos atmosféricos.
Prisma
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/
Mostra um prisma onde a luz é separada em diferentes cores, reforçando a explicação do arco-íris.
Miragem
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/
Essa imagem será usada para explicar como ocorre o fenômeno óptico miragem.
Demonstração da reflexão total interna
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/
Este texto será usado para explicar que dentre os vários fenômenos da refração da luz a reflexão total interna possui várias aplicações que vão desde sua utilização em instrumentos ópticos até os mais revolucionários sistemas de comunicações.
Fibra óptica
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/
Imagem de fibras ópticas
Recursos didáticos e tecnológicos
Livro didáticoPortal Dia a dia Educação -TV Multimídia:
Simuladores e animação
Vídeos
Imagens
Avaliação
Após criar situações para que os alunos questionem criando desafios pertinentes as atividades desenvolvidas, farei uma reflexão consistente onde todos poderão expor o que aprenderam e as dúvidas que surgiram.
Referências
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Física. Seed. Curitiba, 2008.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Ensino Médio. LDP: Livro Didático Público de Física. 2ª Edição. Curitiba.
TOSCANO, Carlos. FILHO, Aurélio Gonçalves. Física. São Paulo: Scipione, 2008
L. Misoguti, C. R. Mendonca, A. M. Tuboy, R.
Habesch, V. S. Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo.
Sites
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/educadores/index.php
http://www.fisica.seed.pr.gov.br/
http://www.fsc.ufsc.br/
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/mydownloads_08/viewcat.php?cid=2
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/veiculos_de_comunicacao/ENF/ENF20N3/ENF20N3_13.PDF