Física
22/09/2008
Rap do acelerador de partículas é hit na Web
Quando criou um rap para explicar o funcionando do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), a jornalista especializada em ciência Kate McAlpine não imaginou que seu trabalho se tornaria um hit na Internet. "Pensei que o vídeo seria postado em alguns blogs de ciência e que se fosse visto por 10 mil pessoas seria ótimo!", contou Katherine em entrevista ao UOL por e-mail.
Visto por mais de 1,5 milhão de pessoas, o vídeo explica de maneira didática um assunto desconhecido para leigos. "Decidi fazer o rap para tornar um tópico intimidante - a física de partículas - mais amigável e divertido, para que quem não é físico pudesse se interessar pelo Grande Colisor de Hádrons", explica.
"No começo, era um projeto para diversão. Não tínhamos apoio financeiro, nossa câmera foi emprestada e usamos programas livres para fazer a edição", conta Kate, para quem raps sobre física são realmente divertidos. "Estou começando a esperar que mais pessoas façam vídeos de rap científico, talvez até em outras línguas, já que meu vídeo se tornou um sucesso internacional. Adoraria ver o conhecimento divulgado dessa forma", diz.
Kate acredita que divulgar a ciência para não-cientistas é um desafio para a imprensa especializada. "Os jornalistas precisam se esforçar. É difícil manter o equilíbrio entre um texto com muita informação técnica e um tão generalizador com o qual não se aprende nada", diz. Mas os cientistas também devem se esforçar, na opinião dela. "Muitas instituições têm programas para fazer a comunidade, os visitantes e os estudantes conhecerem suas pesquisas", completa.
Formada com um diploma duplo de escritora e física, Kate se define como uma aventureira do mundo das idéias, atuando no cruzamento entre a escrita e a ciência. Atualmente ela trabalha com o projeto Atlas sobre o LHC. Ela também já trabalhou na própria Cern (Organização Européia para Pesquisa Nuclear), na Suíça, organizando visitas ao projeto do Grande Colisor de Hádrons. E ela tem planos para criar novos videos de rap. "Antes de fazer o próximo video, preciso gravar meu um rap sobre um experimento no Laboratório Nacional de Supercondução de Cíclotron, nos Estados Unidos.
Veja a letra e a tradução livre do rap:
O Rap do Grande Hádron
Fonte: UOL Ciência e Saúde