Física
08/12/2009
Ano Internacional de Astronomia é comemorado em colégio de Pinhais - PR
No dia 3 de dezembro de 2009, aconteceu, no Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, em Pinhais - PR, uma exposição em homenagem ao Ano Internacional de Astronomia. A exposição foi coordenada pelas professoras de Física e de Geografia do Colégio, que montaram com os alunos um planetário.Por ser 2009 o Ano Internacional da Astronomia, comemorando 4 séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu, feitas por Galileu Galilei, e inspirada pelo curso de Astronomia do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), a professora de Física, Silmara A. G. Roehrig, propôs aos seus alunos montar uma exposição para a Feira Cultural do Colégio.
Assim, a professora de Geografia, Elizabete de Paula Militão, juntou-se à professora de Física para a realização das pesquisas com os alunos do 1º e 3º ano do Ensino Médio. Cada uma discutiu em suas aulas os conteúdos ligados ao tema. A professora Silmara trabalhou unidades astronômicas, mecânica celeste, gravitação universal e leis de Kepler, enquanto que a professora Elizabete trabalhou com o sistema solar, corpos celestes, movimentos de rotação e translação do planeta Terra.
Painéis e cartazes foram confeccionados pelos alunos sobre o tema. Também houve a montagem de um planetário onde os visitantes puderam observar o sistema solar e seus fenômenos, percebendo as relações de tamanho e distância entre planetas, satélites e estrelas. A apresentação do trabalho na Feira foi um sucesso.
Nova exposição
A Secretaria de Cultura entrou em contato com a direção da escola e ofereceu o espaço do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallman para uma nova exposição. Neste local um telescópio foi emprestado pelo professor Anísio, do Parque das Ciências, para que no período noturno os visitantes, com ajuda dos professores e alunos, pudessem observar o céu e identificar planetas, estrelas e constelações. A equipe do portal Dia-a-dia Educação acompanhou a exposição após receber convite da professora enviado pela página de Física.
Leia o Relato de Experiência das Professoras .