Física
10/05/2012
Cientistas não encontram matéria escura no entorno do Sol
Cientistas não encontram matéria escura no entorno do SolTelescópio não identifica rastros do misterioso elemento que formaria 23% do universo e ajudaria a explicar por que as galáxias giram tão rápido
Cientistas esperavam encontrar a matéria escura na vizinhança do Sistema Solar e foram surpreendidos. "Ela não está lá", dizem.
Um estudo sobre os movimentos das estrelas na Via Láctea revelou uma misteriosa falta de matéria escura na vizinhança do Sol. A pesquisa foi divulgada por cientistas do ESO (Observatório Europeu do Sul). O trabalho será publicado na próxima edição do periódico The Astrophysical Journal
De acordo com a teoria mais aceita, as redondezas do Sol deveriam ser ocupadas por matéria escura, uma substância invisível e misteriosa que só pode ser detectada indiretamente, pela força gravitacional que exerce.
Matéria escura — Os cientistas acreditam que 23% da massa do universo é composta pela misteriosa matéria escura. Sua natureza, no entanto, continua desconhecida. Sua existência ajudaria a explicar por que partes externas das galáxias teriam uma velocidade de rotação tão grande.
"Mesmo que a matéria escura não exista nas redondezas do Sistema Solar, a Via Láctea deve certamente girar muito mais rápido do que podemos explicar apenas com a matéria visível", afirmou Bidin. "Uma nova explicação para o problema da massa faltante deve ser encontrada."
Os novos resultados significam também que as tentativas de detectar de forma direta as partículas de matéria escura na Terra, correm grande risco de não dar em nada, segundo o ESO.
(Com Agência France-Presse)
Esta notícia foi publicada em 19/04/2012 no síte veja.abril.com Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.