Física
05/06/2012
O que mais cai na prova de física do Enem
A Universia Brasil analisou todas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 1998 a 2011, para ajudar você a estudar. Confira os temas mais cobrados nas questões de física. As provas do Enem 2012 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. Candidatos poderão fazer a inscrição até 15 de junho no site do EnemO Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está chegando, e é hora de estudar. As provas do Enem 2012 serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro e as inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 15 de junho. Para ajudar você, a Universia Brasil mapeou todas as edições, de 1998 a 2011, e descobriu quais são as matérias mais frequentes em todas as provas. Conversamos com a professora Mônica Nunes, da Oficina do Estudante, que nos forneceu algumas dicas e esclarecimentos para que você possa arrasar na sua prova.
As inscrições para o Enem 2012 estão abertas e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 15 de junho no site do Enem. O valor da taxa de inscrição será de R$ 35. O candidato deve fornecer o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o seu número do documento de identidade (RG).
Veja quais são os 5 temas de física mais frequentes nas provas de 1998 a 2011:
O que cai no Enem: 1) Energia - Eletricidade e Mecânica
Tipos de energia, fontes, consumo, cálculo, transformações, etc. Em nosso mapeamento, as questões mais frequentes eram sobre esses assuntos. A professora Mônica Nunes explica que a energia pode ser cobrada em duas áreas da física: a eletricidade e a mecânica. "O Enem gosta de questões sobre o dia a dia e de explorar coisas que os alunos vivenciam." Um exemplo são as perguntas que envolvem o funcionamento de uma geladeira ou de um micro-ondas. São muito comuns também as questões sobre potência elétrica. Para se dar bem nesses conteúdos é preciso estudar e praticar a matéria com exercícios. "Não adianta decoreba de fórmulas. O Enem quer que o aluno interprete e tire as informações necessárias do enunciado", alerta a professora.
O que cai no Enem: 2) Termologia ou Calorimetria
Fique atento com as perguntas sobre calorimetria, temperatura média, calor específico, isolante térmico e transformações térmicas, elas são o segundo tema de física mais recorrente nas provas do Enem. A professora Mônica explica que é necessário entender as diferenças básicas entre temperatura e calor. "Temperatura é a agitação das partículas e calor é a energia que está sendo trocada entre corpos com temperaturas diferentes". Ao sair ou entrar nos corpos, essa energia ou calor pode desencadear dois resultados diferentes; um deles é alterar a temperatura do corpo, efeito chamado calor sensível, ou pode mudar a forma como as partículas estão unidas, chamado calor latente, o que muda o estado físico da matéria.
O que cai no Enem: 3) Hidrostática
A hidrostática é responsável por estudar os fluídos em repouso. São comuns perguntas sobre massa, densidade e empuxo. "Os alunos devem lembrar que a ideia da densidade serve para saber como os corpos flutuam", explica Mônica. "Um corpo que tem densidade menor que a do líquido irá flutuar e com densidade maior irá afundar." Quando mergulhamos um corpo em um líquido, esse fluído irá exercer uma força sobre o corpo, empurrando-o para a superfície livre do líquido, essa força é o que chamamos de empuxo.
O que cai no Enem: 4) Ondulatória
Ondas são o transporte de uma perturbação. Uma onda tem certo comprimento e oscila, ou seja, sempre há um movimento sendo repetido, e esse movimento ocorre com certa frequência. A velocidade com que isso acontece depende do comprimento da onda e de sua frequência. "No Enem, normalmente são cobradas questões relacionadas com ondas eletromagnéticas". A professora dá uma dica importante, que, segundo ela, muitos alunos costumam esquecer e acabam se confundindo: "Não se esqueçam que, no vácuo, a velocidade de propagação é igual à velocidade da luz".
O que cai no Enem: 5) Cinemática
Questões sobre velocidade média, linear, escalar, distância e aceleração são muito recorrentes nas provas do Enem. Conceitos como deslocamento, referencial e trajetória, ou seja, aquilo que envolve o movimento, devem estar claros na mente do candidato. "A ideia do movimento é a mudança de posição. A velocidade calcula a rapidez com que o corpo muda essas posições", explica a professora.
Nas questões do Enem também é comum que os alunos tenham que interpretar gráficos e analisar tabelas. Mônica acrescenta que os alunos devem prestar muita atenção para conseguir identificar qual é o assunto cobrado nessas perguntas. "Muitas pessoas acham que a física é uma matéria isolada de linguagens e códigos, mas um aluno que sabe interpretar bem um texto ou gráfico terá facilidade em física também. Interpretação cai em todo o Enem, e isso só vem com a prática". Ler livros, artigos, acompanhar os jornais e desenvolver o hábito da leitura é muito importante para que você consiga fazer bem a prova. "Pode ser que o aluno nunca tenha estudado a matéria cobrada, mas a partir da interpretação do enunciado consiga resolver a questão", completa Mônica.
Calendário Enem 2012
Esta notícia foi publicada em 04/06/2012 no site Universia. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.