Física
17/07/2012
Encontro com extraterrestres ainda este século?
Um encontro com extraterrestres pode estar mais perto do que seria de pensar. Esta é pelo menos a convicção de uma astrofísica de Oxford que acredita que o encontro pode ocorrer já este século e que os Governos devem estar preparados.«Eu suspeito que iremos encontrar vida noutros lugares, provavelmente vida inteligente, ainda neste século». A afirmação é de Jocelyn Bell Burnell, astrofísica e professora da Universidade de Oxford, durante a conferência do Fórum Euroscience Open, que decorreu em Dublin, na Irlanda.
De acordo com o jornal «Daily Mail», a cientista afirmou que «é mais provável encontrar vida extraterrestre em planetas rochosos com dióxido de carbono e ozono na atmosfera. Burnell não só está convicta de um encontro próximo que levanta várias questões sobre a reação que deveremos ter e quais os procedimentos a tomar.
«Se suspeitarmos que há vida inteligente noutro planeta, vamo-nos dar a conhecer a eles ou não?» «Há questões interessantes sobre quem é que iríamos avisar em primeiro lugar. A imprensa? O primeiro-ministro? O Papa? Devemos começar a pensar nisso agora», afirma Jocelyn Bell Burnell.
Apesar de acreditar num encontro, a cientista alerta que caso sejam os humanos a encontrar sinais de vida alienígena, o mais certo seria levarmos «décadas para estabelecer contacto a partir da Terra via rádio ou lasers».
«Nada pode viajar mais rápido que a velocidade da luz. Provavelmente, as conversas levariam 50 ou 100 anos», lembra.
De acordo com um estudo feito pela Royal Society, um terço dos britânicos diz que devemos continuar a investigar ativamente vida extraterrestre e a tentar estabelecer o contacto, mais de metade acredita na sua existência, mas para alguns um encontro poderia levar a uma possível invasão, no que resultaria no fim da vida na Terra.
Stephen Hawking, o físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade, avisou que os «aliens» poderão usar a terra para extrair os seus recursos naturais.
Esta notícia foi publicada em 16/07/2012 no site Tvi24. Todas as informações nela contida são responsabilidade do autor.