Disciplina - Física

Física

28/08/2012

Cientistas criam simulação do universo com supercomputador

Dori Prata, em 24/08/12 / Meio Bit

Um grupo de cientistas do Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian (CfA) e do Instituto Heidelberg para Estudos Teóricos (HITS) divulgou um interessante vídeo com pouco mais de um minuto onde podemos ver uma simulação parcial do nascimento e evolução de milhares de galáxias durante vários bilhões de anos.
Embora a façanha possa parecer simples para alguns, para chegar a tal resultado foi necessário a utilização do supercomputador Odyssey, que mesmo com seus com 1024 núcleos levou meses para renderizar a animação, criada com a ajuda de um programa chamado Arepo e se tentássemos realizar a mesma tarefa numa máquina comum, provavelmente precisaríamos de alguns séculos de trabalho.
Começando quarenta minutos antes do nada 4 bilhões de anos após o Big Bang, o vídeo percorre 10 bilhões de anos em poucos segundos, nos dando uma ideia da transformação pela qual passou nosso universo e agora a intenção da equipe envolvida no projeto é conseguir uma versão mais detalhada da simulação, representando áreas maiores e as modelando em resoluções melhores.
É claro que o grau de realismo e precisão não chegaria perto do que os cientistas conseguiram, mas se você quiser brincar um pouco com um simulador espacial, talvez valha a pena dar uma chance ao Universe Sandbox.


Esta notícia foi publicada em 24/08/2012 no site meiobit.com. Todas as informações nela contida são responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.