Disciplina - Física

Física

06/11/2012

Placa de circuito se dissolve em água e facilita reciclagem

Terra

Para facilitar a reciclagem das placas de circuito, o Laboratório Nacional de Física (NPL, na sigla em inglês) do Reino Unido desenvolveu peças cujos componentes podem ser facilmente separados ao se adicionar água quente. As placas - criadas em parceira com a In2Tec e a Gwent Materiais Eletrônicos - são formadas por camadas descompactáveis de polímero, capazes de suportar o aquecimento durante o uso, mas aptas a se destacarem quando imersas em água quente.

Entenda como é feita a reciclagem de eletrônicos

A tecnologia permitiria que até 90% dos componentes das placas de circuito fossem reciclados. Em placas tradicionais, menos de 2% da estrutura consegue ser reutilizada. Além disso, as pelas funcionam para estruturas 3D flexíveis e rígidas, o que permitiria aos criadores de eletrônicos proporem novos designs, buscando o uso de menos partes na composição dos circuitos.

As placas recicláveis em água fazem parte do projeto do governo britânico ReUSE (Eletrônicos sustentáveis, descompactáveis e reutilizáveis, em tradução livre), que busca soluções para diminuir o volume de lixo eletrônico produzido no país. Mais de 100 milhões de eletrônicos são descartados no Reio Unido anualmente, dos quais 85% acabam em aterros - desse total, 70% não contêm metais e têm poucas chances de ser reciclado.

Esta notícia foi publicada em 05/11/2012 no site Terra. Todas as informações contidas são responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.