Física
03/03/2017
Projeto une literatura, artes...
Projeto une literatura, artes e ciências no ensino de Física
Por Fábio Gaio
Fenômenos físicos são ensinados por meio do show Física no Palco, que possibilita o entendimento e o interesse pelo ensinar física de maneira divertida, diferente dos métodos tradicionais, melhorando o aprendizado e estimulando a curiosidade. Essa é a proposta do projeto A narrativa literária: construindo saberes em Física, que atua nas séries iniciais do ensino fundamental, por meio de estratégias e metodologias de ensino para trabalhar certos conceitos de física.
O projeto visa buscar a interação entre literatura, artes e ciências por meio da narrativa literária, com a utilização de fábulas e mitos e da expressão artística. Por meio do show Física no Palco, uma espécie de aula-espetáculo que percorre escolas de Catalão e cidades próximas, o conceito físico da luz e a formação de imagens é ensinado de maneira diferente e divertida na educação infantil, propiciando, além do aprendizado, a difusão e a popularização da ciência. As atividades contemplam ainda ações para pessoas com deficiência visual, por meio de maquetes tatéis-visuais.
De acordo com a professora do Instituto de Física e Química da Regional Catalão da UFG e coordenadora do projeto, Ana Rita Pereira, no início da escolarização básica, as crianças entram em contanto com a Física na disciplina de Ciências, em geral estudando as formas de energia (luz, calor, eletricidade e som), os processos de transformação de energia, trocas de calor, mudanças de estado físico da água, características (forma, materiais, utilidade) e funcionamento dos diversos objetos. A curiosidade típica das crianças, segundo a professora, desperta o interesse e a motivação para aprender os conteúdos de Ciências. “Assim, é importante que os conceitos dos fenômenos físicos sejam ensinados corretamente, o que pode contribuir para estimular no estudante a curiosidade científica ao longo de sua vida escolar”, avalia.
Ao longo dos anos, o projeto tem se consolidado e, em 2016, foi contemplado com recursos de custeio e capital no valor de mais de R$ 44 mil, por meio do edital CNPq/Instituto Tim, que selecionou projetos sobre a temática da luz desenvolvidos para o público infantil. O valor permitirá a continuidade das atividades em 2017. O bom resultado dos trabalhos também pôde ser confirmado durante o XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, realizado em São Carlos (SP) entre os dias 23 a 27 de janeiro deste ano. A equipe da Experimentoteca e do show Física no Palco teve a oportunidade de apresentar dois artigos científicos e apresentações orais e ministrou uma oficina para os participantes do evento.
O Física no Palco é uma das ações que vem sendo desenvolvida pela Experimentoteca de Física, criada em 2007, com o objetivo de elaborar e realizar atividades que motivem as pessoas a entender e se interessar em fazer ciência, oferecendo oportunidade a todos os visitantes de explorar, conhecer e transformar seu mundo de forma atrativa e divertida e, ainda, possibilitar um incremento na formação dos futuros professores de Física.
O laboratório, voltado para a popularização da Física e de ciências afins, funciona no Bloco K da Regional Catalão e pode ser visitado por estudantes de escolas públicas e particulares, professores e comunidade em geral. As visitas podem ser agendadas pelo e-mail <experimentotecaufg@gmail.com> ou pelo telefone (64) 3441-5322. http://expfisicaufg.blogspot.com.br/
Esta noticia foi publicada no site https://jornalufgonline.ufg.br/. Todas as informações contidas são responsabilidade do autor.